sábado, 6 de setembro de 2008

Sem Convicção Não Há Transformação

SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO
Texto: I Reis 17.1

"Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra".

É possível transformar uma situação? Uma pessoa? Uma nação?
Sim! Mas é preciso ter convicção.

SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO.

- Segundo a descrição histórica de I Reis 16:30-33, a situação de Israel era terrível. O rei Acabe conscientemente deu as costas a Deus e se opôs a Ele. Entregou-se a idolatria e a promoveu junto ao povo. Havia um número muito pequeno de fiéis, porém, estavam amedrontados e vivam escondidos numa caverna.
- Os valores nacionais foram corrompidos. Houve um declínio moral incrível. A nação se afastou de Deus (não só rei e sua esposa, mas todos, do menor ao maior).
- O profeta Elias foi o único que resistiu, que não entrou na onda da maioria. Ao contrário, ele colocou de lado o conforto e a conveniência para testemunhar em nome de Deus, mesmo colocando sua vida em risco.
- E Elias conseguiu mudar o quadro. Ao final, os profetas de Baal foram derrotados; o rei Acabe foi deposto e sua maligna esposa Jezabel foi devorada por cães. A nação voltou-se mais uma vez para Jeová, o único Deus verdadeiro.
- Se a convicção é condição essencial para a transformação, temos que perguntar: Quais eram as convicções de Elias? O que o tornava tão firme? Onde alguém poderia encontrar coragem para manter-se firme na fé naqueles dias escuros, vivendo no meio de uma nação onde todos haviam abandonado a verdade? Onde ele arranjaria forças para encarar um rei idólatra e avisar que seu castigo está próximo?
- Encontraremos as respostas a estas perguntas, observando três princípios na vida e ministério de Elias. Que nos servirão de aplicação prática para nossas vidas.

- 1º. ELIAS TINHA CERTEZA DA REALIDADE DE DEUS
- vers 1a. Ele declara:"Tão certo como vive o Senhor...".

- Deus é vivo e o profeta não tinha dúvidas a esse respeito.
- Acabe e seus comparsas achavam que tinham acabado com o culto a Jeová. Mas cometeram um grave erro. Esqueceram-se de um único homem – “Elias”.
- Sabemos que, para que Deus transforme qualquer situação, basta um único homem, um indivíduo completamente comprometido com Ele, tomado daquela convicção, daquela certeza, de uma fé que só Deus pode pôr no coração daquele que o ama.
- Um dos aspectos mais fascinantes do cristianismo é seu poder de transformar vidas medíocres e vazias em homens de destaque. O mundo não se impressiona mais com o nosso bom discurso
- As pessoas estão acostumadas com o cão que ladra e não morde. Todos nós sabemos e a Bíblia nos exorta dizendo que são os frutos da personalidade que revelam o intimo e o caráter do homem.
- É o caráter que conta - O que as pessoas querem mesmo ver é a realidade de Deus em nossas vidas.
- Existe na sua vida algo que não possa ser explicado pelo mundo natural?
- Há alguma prova concreta da realidade de Deus em sua vida?
- Seus filhos podem ver isto? - Seus pais? - Vizinhos? - Amigos? - Inimigos?
- Jó tinha esta convicção: “Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).
- O Apóstolo Paulo também: “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (II Timóteo 1:12).

- 2º ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE ERA REPRESENTANTE DE DEUS
- vers. 1b."Perante cuja face eu estou".

- Deus usa pessoas comuns para alcançar propósitos divinos. É um milagre. - Por isso é difícil para muita gente crer e admitir que Deus pode te usar.
- Usar uma pessoa como você e eu como Elias e Davi. Entretanto, embora o mundo tenha sede de respostas, muitos crentes vacilam no responder e perdem muito tempo em agir. Outros, Enquanto o mundo estende os braços pedindo socorro, observam a tudo, de braços cruzados, imóveis ou dando de ombros.
- Elias poderia ter feito isso também, mas no entanto ele tomou a atitude correta e disse: "Eu sirvo ao Deus de Israel".
- Sabe como Deus reage às crises? Ele convoca seu servo ao serviço. Não apenas no púlpito, mas em todos os lugares (lares, empresas, escolas, etc.). Ele sabe que nós nos incomodamos com estas situações que nos cercam e que não concordamos com elas, então enche nosso coração de vontade e coragem e nos levanta para realizarmos Seus atos conduzidos pelo Seu Espírito
- Já é conhecido por nós que Deus não quer ativismo; quer que estejamos disponíveis sempre que Ele precisar. Então nossa posição deve ser: "Senhor, que desejas de mim hoje?". Pense que maravilhoso esta verdade - Nós somos os representantes de Deus, seus agentes na terra.

- O Apóstolo Paulo declara em II Coríntios 5:20: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”.

- SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO

- 3º. ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE O PODER DE DEUS ESTAVA À SUA DISPOSIÇÃO
- vers. 1c. "Nem orvalho nem chuva haverá nestes anos segunda minha palavra".

- Como é que ele poderia ter tanta certeza disso? Elias não era nenhum feiticeiro. Que ousadia. Ele não tinha poder pra isso. Lemos no livro de Tiago que: "Elias era homem como nós".5:17 “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra”.

- Seu segredo era orar e conhecer as Escrituras. Assim, podia confiar e afirmar que o Senhor faria aquilo que havia dito.
As palavras que ele disse podem ser encontradas em Deuteronômio 11:16-17: “Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis; - (Aquele povo estava desviado da verdade e praticando a idolatria) - e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele o céu, e não caia chuva, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá”. - (Conhecedor da palavra de Deus Ele também sabia que Deus haveria de repreender o povo desobediente).

- Em outras palavras, Elias sabia que a Palavra de Deus é poderosa para transformar o mundo.
- Será que acreditamos naquilo que as Escrituras têm a dizer ao mundo atual? Será que cremos que Deus quer dizer algo poderoso e transformador para as pessoas que nos cercam? Será que acredito que Deus quer me usar???
- Creia que podemos transformar este mundo. Não temos poder, como Elias também não tinha; mas temos fé como Elias também tinha, que Nosso Deus, o Deus de Elias tem todo poder e quer fluir Seu poder através de nossas vidas para transformar o mundo a nossa volta.

Conclusão:
- Elias mudou o rumo da história, pois tinha convicção.
- Tinha convicção da realidade de Deus;
- Tinha convicção que era um representante de Deus;
- Tinha convicção que o poder de Deus estava à sua disposição;
- Tinha convicção que Deus queria usá-lo;
- Tenha convicção amada igreja e irmãos, Deus quer usar você também e mudar a historia do mundo a nossa volta!

Mas, é preciso ter convicção.

SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Espírito Santo e a Restauração do Reino de Deus

Introdução:
Restaurar: è trazer de volta a forma antiga – reaver – reconquistar – revigorar – reavivar – remodelar - trazer de volta novo animo – trazer de volta um padrão perdido – etc.

Atos 3:19 a 21 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”

A orientação e ordem de Jesus aos seus primeiros discípulos nas suas primeiras, e por tanto, principais tarefas, constituíam-se em ir e pregar a mensagem de restauração e implantação do reino de Deus .
Vemos que o propósito de Jesus Cristo sempre foi cumprir a vontade de Deus Pai. Quando Deus levanta João Batista anunciando a chegada de Jesus Cristo, era esta a sua mensagem aos judeus e outros que o ouviam.
MATEUS 3 mostra-nos o conteúdo e o propósito da pregação de João Batista – referindo-se as profecias a respeito do Reino: Vers. 1 a 3 “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque “é chegado o reino dos céus”. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.”

Vemos na narrativa dos evangelhos que os reinos da terra, a serem tomados pela igreja por ordem do Senhor e no mover do Espírito Santo, são declarados como pertencentes ao inimigo. Mat. 4:8 “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.”

Então, após este episódio, já no início do ministério de Jesus Ele demonstra o seu propósito e prega esta mensagem.
Mat 4:17 diz que: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o [Reino dos Céus].”

Jesus, Quando já no inicio de seu ministério, desfazendo as obras do inimigo e operando maravilhas, ministrava ensinando, sobre tudo, o Evangelho do Reino: (Mat.9:35) “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o [evangelho do reino], e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

Os discípulos, depois de chamados, viveram com Jesus que os ensinou e depois os enviou dando a seguinte orientação: (Mat.10:7) “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o [reino dos céus].”

Pregar a mensagem do Reino, ou anunciar a chegada do Reino, não significa que agora estava sendo trazido para a terra um lugar ou que Deus estaria construindo um palácio em uma nação onde Ele habitaria com todos os seus súditos.

Tratava-se da anunciação de que começava naquele momento o ponto vital na história da humanidade o Tempo da Redenção, o cumprimento de tudo aquilo que é o reino de Deus .

Agora pela obra de Jesus Cristo no calvário a ressurreição e a unção do Espírito Santo nos seus discípulos, e a (Igreja de Jesus), Deus estava iniciando a geração e formação um povo especial, um exercito de servos e filhos. E assim, manifesta-se novamente a gloriosa presença viva de Deus ente os homens pela pessoa de Jesus.

Jesus estende agora o convite, e todos os seus discípulos continuam por toda a terra e tempos a anunciar e convidar, a toda humanidade para aceitar ou rejeitar o senhorio de Deus em suas vidas; para saírem ou continuarem debaixo da reinado, servidão e da escravatura de satanás e a opressão do mundo. Até a futura consumação final, quando o Reino de Deus será estabelecido sobre a terra:

(Apoc. 20:4 a 6) “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”

Para isso é extremamente necessário observar que a mensagem da chegada do Reino de Deus desde o seu inicio, vem com uma exortação tanto de João Batista como de Jesus: Arrependei-vos, porque é chegado o [reino dos céus].

Por isso afirmamos que a Missão da Igreja sempre foi e será, segundo a vontade de Deus, anunciar O Reino de nosso Senhor Jesus, levar pelo ensino e a prática da Palavra de Deus, todo homem e o homem todo, à restauração de sua alma e de seu espírito de uma forma integral entendendo também que a transformação do homem só se dará na medida em que este desenvolver em sua vida, por sua própria decisão e busca, viver segundo este Evangelho do Reino na sua plenitude.

QUANDO SE SABE O QUE SE DESEJA, NÃO HÁ MAR QUE NOS IMPEÇA DE AVANÇAR!

Introdução

Todos nós precisamos de um mar para testar a qualidade de nossa fé. Não há nada melhor que um mar para qualificar e quantificar a confiança que depositamos em Deus.
Quando o povo se aproximou do mar Vermelho, demonstrou que não confiava nem em Deus e muito menos em Moisés. Basta conferir o texto de Êxodo 14.11-14.
Lembra do ocorrido com os discípulos em Marcos 4.37, quando o barco começou a encher d’água, eles entraram em desespero.

1. O que fazer quando o barco começa a encher d’água?

2. Você se lembra do naufrágio de Paulo?
. Em Atos 27, está registrada a narrativa da viagem de Paulo a Roma.
. Foi uma decisão tomada num momento difícil.
. O apóstolo percebeu que, se fosse julgado pelos judeus, certamente seria condenado.
. Sua única chance seria apelar para o tribunal romano.
. Esta decisão o levou a enfrentar um grande temporal.
. Por pouco, ele e toda a tripulação não perderam a vida.
"Para realizar a obra de Deus, todos nós enfrentamos um mar".
. Paulo não conseguiria chegar a Roma atravessando uma piscina!

3. Nosso grande desafio é saber como agir em mar revolto.
. Em Marcos 4, os discípulos gritaram, tentando acordar Jesus. O Senhor dormia na popa do barco.
. Já no episódio mencionado em Atos, Paulo não gritou, não perdeu o controle, não se desesperou.
. Com a ajuda dos tripulantes, ele lançou ao mar toda a carga do navio.


. Tudo o que impedia que o navio continuasse flutuando e andando sobre as águas até o destino foi jogado no mar, até mesmo o trigo que poderia servir de alimento:
"Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar" (At 27.38).

Na narrativa do livro de Jonas o peso que foi atirado fora do navio foi o próprio Jonas para que a tripulação fosse salva e a vontade de Deus se cumprisse.

4. Há momentos que temos de fazer decisões urgentes e objetivas.
. Jesus foi claro ao falar sobre as duas portas e os dois caminhos que todos temos diante de nós, e nem todos conseguem encontrar e andar por ele (Mt 7.13,14)
. Essa escolha não depende de circunstâncias.
. Ela depende de nossa disposição de fazer a vontade de Deus e de acreditar que, mesmo entrando pela porta estreita, e aí muita bagagem terá de ficar do lado de fora, chegaremos ao destino traçado por Deus.

. Você sabe por que Paulo agiu com tanta segurança num momento tão crítico?
. Não pela sua coragem, nem muito menos por conhecimentos náuticos.
. Paulo sabia exatamente o que fazer porque estava andando pelo caminho traçado por Deus (At 27.22,23).
. A tempestade não abalou a fé e a confiança de Paulo porque tinha certeza de que aquele mar estava sendo apenas um instrumento de aferição nas mãos de Deus.

5. Por que os discípulos não demonstraram a mesma calma?
· Eles deveriam demonstrar mais tranqüilidade, pois eram pescadores.
· No entanto, perderam completamente o equilíbrio.
· Começaram a gritar, num desespero puramente humano.
· Até aquele momento, eles não haviam passado por nenhum aperto.
· Tinham presenciado Jesus operar vários milagres.
· Ouviram muitos ensinos sobre a semente, a candeia, o grão de mostarda.
· Estavam sendo bem orientados na teoria do Reino de Deus.
· No entanto, para caminhar com Deus, eles precisavam de um mar.
. Quando a primeira prova surgiu, eles perderam o controle.

Ilustração: “Sem guerra não há vitórias” "Sem dor, não há lucro".

è Se você quer ter um corpo atlético, esbelto, bonito... Você tem de malhar, tem de transpirar, tem de trabalhar os músculos.
è Se você quer ter dinheiro e uma vida tranqüila material e financeiramente, estude e trabalhe.
è Maturidade espiritual também tem um preço!
è Almas também têm um preço e Jesus nos ensinou como ganha-las
è Santidade – Comunhão – Unção – Intimidade com Deus – Salvação; também tem um preço!

6. Conclusão.
· Como você tem reagido diante das tempestades da vida?
· Você se desespera quando seu barco começa a verter água?
· Nessas horas, a maioria das pessoas esquece tudo o que aprendeu.
· Em que a vida parece perder todo o sentido...
· Você olha, vê a água subindo...
· E não sabe o que fazer.
Muitos, se puderem, abandonam o barco, ...
· Deus traçou um plano para sua vida.
· Se você tiver de enfrentar ventos contrários, esteja certo de que alguém maior que a sua tempestade vai estar no controle!
· Não desperdice esses momentos em que o vento se torna mais forte... O mesmo Jesus que tem o poder de calar o vento e acabar com a tempestade esta no mesmo barco.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Uma Noiva Ideal

A Noiva Ideal

João 2:10 "E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho".

Mat. 9:17 "Nem se deita vinho novo em odres velhos; ALIÁS, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se [vinho novo] em odres novos, assim ambos se conservam".

Luc.5:38 "Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão".

Sofonias 1: 12 a 14 "E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O SENHOR não faz o bem nem faz o mal.
(13) - Por isso serão saqueados os seus bens, e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o seu vinho.
(14) - O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso".

Aplicação: João 2:10b ”..., mas tu guardaste até agora o bom vinho”.
Jesus não age como o costume a tradição dos homens e revela ter sempre o melhor guardado pra depois!

Creio que, como tudo na bíblia é revelador e profético, que neste texto existe uma palavra profética e reveladora pra nós.
Vejo que DEUS tem algo novo e está por fazer neste tempo. Vejo um novo tempo de afirmação, um tempo de resgate, um tempo de fazer a diferença e vestir sua noiva de vestes de glória.
Vejo que é hora da igreja se levantar da sala do banquete, pois JESUS ainda não nos colocou assentados na mesa para sermos servidos. É hora de fazer valer nosso papel neste mundo como nunca antes. Observo que tem se cessado de falar dos últimos tempos, ou não se tem falado como uns anos atrás quando os pregadores insistiam neste assunto.

DEUS está levantando uma Igreja; estou vendo uma Igreja diferente, com vestido de noiva, mas não como se vestem as noivas em todos os povos no mundo.

Esta que vejo é diferente; tem vestes brancas e está enfeitada, mas tem por baixo uma armadura de ouro e está com um escudo na mão e não um buquê, na outra mão ela ainda empunha uma espada.
Vejo que a Igreja, a Noiva de CRISTO, errou no tempo. Assentou a mesa do banquete, mas ainda não é a hora da festa; tem muita gente fazendo festa antes da hora. Já apanharam o buquê, estão maquiados, nos pés tem salto alto, não a sandália do evangelho.

Um cuidado a se tomar: - corremos o risco da noiva tomar o lugar que não lhe é devido, “ainda”, e outro, pior, corre o risco de tomar o lugar do Noivo.
Vejo ainda que a Igreja está preocupada com sigo mesma. Preocupa-se apenas com seu vestido, adorno, aparência, riquezas, bem estar, investimentos futuros que lhe garanta uma boa vida nesta terra.
IGREJA DE SALTO ALTO PREOCUPADA COM O VEU E A GRINALDA!
Tudo ou quase tudo que se busca gira em torno de “suas” necessidades.
Praticam o evangelismo e outras atividades ministeriais para competir com outras igrejas e mostrar seu poder de ter e adquirir.

JESUS, naquela festa de casamento, trás, acima de tudo uma revelação pro futuro da sua noiva que mostra um propósito pra nós, sua igreja, nestes tempos. “Ele apresentou um vinho novo que foi servido por ultimo”

JESUS está presente numa festa, ele sua mãe e discípulos não eram penetras, eles foram convidados, só que ninguém sabia o que ele tinha no coração, assim como muitos, pensam ainda hoje que Cristo está presente em nossas vidas só pra nos trazer alegrias e favores.

Vejo que JESUS se apresenta, pra nos anunciar, pra trazer um vinho novo, uma vida nova que os homens ainda não experimentaram, com um sabor diferente do de costume, algo que o mundo ainda não viu! uma Igreja diferente!!!
JESUS está nos oferecendo à humanidade, que somos um vinho novo, ele sempre tem o melhor guardado para o final.
-Uma safra de vinho nova, guardado pro fim.
-Um vinho nunca experimentado!
-Ele pegou água e transformou em vinho!

O que eu entendo aqui???

É hora de o nosso evangelho ser transformado no evangelho de Cristo .
Um evangelho de água por um evangelho de fogo, que realmente mude a mente e as atitudes das pessoas, que as deixem embriagadas do poder de DEUS.

Este vinho só pode estar em odres novos porque um odre velho, uma vida ainda firmada nas velhas coisas e atitudes, mesmo que cristãs, não suportarão o poder de DEUS.

Um evangelho sem unção, sem sinais e uma vida firmada no tradicionalismo no conformismo e mesmices.

DEUS vai usar uma Igreja, uma noiva que esteja pronta pra reinar, mas para isso e antes disso, o vinho tem que ser oferecido. Este vinho tem que estar em nossa alma e temos que estar cheios deste vinho e leva-lo ao mundo.

Deixe CRISTO transformar essa água em vinho, um vinho novo. Deixa JESUS te oferecer aos que estão sem vida e te usar pra trazer vida aos homens.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Uma Igreja Assombrosa

Uma Igreja Assombrosa
Atos 3.11-16

A maioria dos pastores sonha com uma igreja parecida com a Igreja primitiva. Não com aquela Igreja perseguida, limitada em recursos, escondida dentro das casas. Sonham com a Igreja cheia de poder e unção do Espírito Santo. Uma Igreja que avança independentemente das circunstâncias.

O livro de Atos dos apóstolos continua sendo fonte inesgotável de inspiração para aqueles que buscam alcançar o crescimento descrito por Lucas.

A diferença entre a Igreja primitiva e a Igreja de hoje não está no tempo decorrido. Nestes vinte séculos, à distância entre o que ocorria na época e o que acontece hoje aumentou drasticamente.
Muitas igrejas são admiradas por seus belos templos e pela coragem de competir com o mundo em pé de igualdade e são consideradas verdadeiras empresas.
Um sofisticado sistema de controle utiliza computadores e equipes preparadas para orientar os passos dessa máquina que, num tempo distante, era guiada pela voz de Deus.
Hoje muitas Igrejas são conhecidas pela eloqüência e erudição de seus líderes. São badaladas pela qualidade da música. No entanto, a Igreja de hoje raramente tem assombrado o mundo. E quando assombra, não é por causa da mensagem do evangelho.

É bom relembrar o sentido da palavra "assombrar". Dentre os muitos significados, podemos dizer que assombrar é "causar admiração".

O que a Igreja moderna está fazendo para assombrar o mundo? O que seus membros estão fazendo para causar um impacto na sociedade em que vivem?

1. Quando o Espírito Santo desceu naquele dia e lugar, houve uma tremenda manifestação de poder.
Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros:
- Que significa isto? (At 2.12).
O povo queria saber o que estava acontecendo.

Ilustração: Conheço uma igreja que começou seus trabalhos escondidos no nono andar de um prédio comercial no centro do Rio de Janeiro.
Era o lugar mais inadequado para se instalar uma Igreja. No entanto, o que acontecia lá em cima se propagou por toda a cidade e por muitos outros Estados.
As pessoas chegavam e se envolviam no trabalho de evangelizar e propagar o amor e o poder de Deus em todas as casas de família.
As notícias corriam. Aleijados eram curados... - tumores saiam na hora... - pessoas se entregavam a Cristo em prantos... – as pessoas interrompiam o culto gritando.

2. Jesus quer que sua Igreja seja mais que um grupo de pessoas sentadas ouvindo mensagens e esperando em algum momento do culto alguém se levantar com uma profecia ou algo sobrenatural pra alegrar a noite e justificar sua presença no culto daquela noite.
- Jesus quer um povo cheio de graça, de poder, de ousadia - Um povo que saiba caminhar pelo sobrenatural.
- Um povo que não desanime diante dos problemas.
- Um povo que enxergue através das nuvens!
- Você quer fazer parte desse povo?

3. Veja o que aconteceu após a cura do homem coxo diante da porta do templo.
- "O povo reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido" (At 3.10).
- O povo ficou surpreso, admirado, maravilhado, assombrado.
- Deus está nos chamando para fazer a mesma coisa.
- Estamos aqui para assombrar as pessoas e deixá-las perplexa diante das grandezas de Deus!
- Existimos para assombrar e mostrar que somos mais que um aglomerado de pessoas cheirosas, bem vestidas e abençoadas.
- Deus nos chamou para ser um milagre visível para todos.
- Você não pode deixar de ser um milagre.
- Você é o evangelho que as pessoas lêem!

4. Agora veja o que acontece quando uma Igreja começa a assombrar as pessoas.
- Em primeiro lugar, ela passa a atrair muita gente.
- Fazemos um esforço tremendo para levar as pessoas a nossas a Igreja, mas veja como a Igreja pode superlotar o seu templo: "Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão" (At 3.11).
- A igreja de hoje precisa provocar esta atração.
Observe: "todo o povo" inclui os que freqüentavam o templo, os adoradores judeus, os sacerdotes, os cambistas.
- Tudo porque um homem fora curado.
- Você crê que Deus pode fazer o mesmo hoje?
- Será que o mesmo poder que Pedro demonstrou diante do coxo não está hoje disponível a todos nós?

5. Deus está nos convocando a dar um mergulho mais profundo.
- Ouça: Para dar uma resposta ao mundo, ao Diabo e a todos os que não acreditam na manifestação do poder de Deus, precisamos romper com a superficialidade que ronda nossa vida espiritual.
- Pode parecer a muitos uma exigência chata, exagerada, desnecessária, incômoda.
- Quando a Igreja pede a presença, a participação e o envolvimento de todos os seus membros no propósito de Deus para um evangelismo com resultado sobrenatural, muitos dão de ombro, outros nem escutam, alguns murmuram e outros simplesmente ignoram.
- Mas foi assim que a Igreja primitiva se transformou numa Igreja que assombrava as pessoas (At 2:42-44)
- Guarde esta afirmação: As pessoas só serão atraídas quando algo assombroso acontecer na sua vida, na sua Igreja e dentro de quatro paredes.
- Algo assombroso só acontece quando estamos mergulhados em Deus!

6. Uma Igreja que assombra está sempre na expectativa de um milagre.
- Vendo isso, Pedro lhes disse: (At 3.12)
“Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?”.
- Sempre que você entrar nesta Igreja, deve ter uma expectativa de que Deus fará milagres, na sua vida e na vida de todos que estiverem aqui.
– Sempre que você se reunir em uma casa de família creia e profetize que ali Deus manifestara seu poder.
- Pedro chama a atenção dos israelitas. Como filhos de Abraão, eles tinham uma herança de profetas, de revelações, de milagres, de assombro, mas tudo isso estava inerte pela superficialidade com que serviam a Deus.
- O Senhor nos levantou para caminhar pelo sobrenatural.
- Grandes coisas podem acontecer quando nos reunimos, pois Deus está presente então Sua glória deve se manifestar!
- Onde o Senhor está não há impedimentos, não há barreiras, não há forças que possam impedir sua ação.
- É hora de ter coragem e mergulhar profundamente até Deus. Chegou o momento de ser uma fonte de assombro para todos aqueles que ainda não conhecem o poder de Deus.
- Vamos surpreender nossos familiares e amigos exercitando nossa fé nos momentos de crise, demonstrando paz e segurança nas tempestades, exalando entusiasmo e esperança no meio de um povo pessimista e vivendo a Palavra todos os dias.

7. Conclusão:
- Se você quer ser usado por Deus... cheio de poder, de confiança, de entusiasmo...
- Quer assombrar os que vivem ao seu lado... ?
- Mostrar que quem está com Deus está com tudo... ?
- Tome a decisão, rompa com os impedimentos.
- Mude a forma de viver - busque a presença de Deus e comprometa-se c/a obra de Deus.

Profetizando Vida

PROFETIZANDO VIDA

Prov.10:28 “A esperança dos justos é alegria, mas a expectativa dos ímpios perecerá”.

Uma das coisas que o inimigo quer matar em nós é a esperança que é a confiança em esperar o que Deus deseja; expectativa otimista.

Esperança é a confiança que leva até a consumação da promessa.

Rom.4:17-19“como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.”

† O crente em Cristo vive em esperança: tem expectativa em Deus, que suas promessas se cumpriram. (ele espera as coisas impossíveis).
Rom.4:20 nos ensina que A esperança nos faz dar glória a Deus. = “Abraão não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus”.

† Abraão esperou por anos a promessa se cumprir e sua fé não enfraqueceu; fortaleceu-se mais, porque ele glorificava a Deus.

† Uma pessoa sem esperança vive pra baixo, tem medo, é triste, é negativa, não dá glória a Deus.

Um episódio maravilho narrado por Ezequiel acontecido em sua própria vida nos mostra Deus revelando, entre outras coisas, que Israel estava nesta mesma condição: "Sem Esperança e Expectativa"

Ezequiel 37:11 “Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados.”

† Não havia mais confiança, nem expectativa na vida de Israel. eles não esperavam mais que as coisas acontecessem.
† Mas Deus, que vê tudo, estava preste a realizar algo maravilhoso. (e quem está morto não pode ver estas coisas)
† Deus deseja que, mesmo da morte surja vida; que haja uma nova vida - novo começo - um novo tempo.
† Deus está declarando seu amor, e quer que a esperança invada o coração dos homens. Que haja hoje vida nova, novo tempo e tudo novo. (qual é a area de sua vida que precisa de vida???)

† Deus quer encher a alma dos que declaram nescessidade da Sua Glória; então que possamos tomar posse da vitória em nome de Jesus.

Ezequiel 37:3 “E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor, tu o sabes.”

† Deus quer saber se vc crê que a esperança reviverá em tua alma.
† Qual é a sua resposta para Deus?
† SE For sim, - “Deus tu o sabes”, - “eu creio que Tu podes”; então o próximo passo é profetizar vida.
† O milagre só aconteceu depois que o profeta profetizou.
† O ato de Profetizar é crer que a palavra de Deus vai se cumprir.
† É declarar por fé, que o que desejamos vai acontecer (Abraão profetizava, dando glória a Deus).
† Quando profetizamos segundo a vontade de Deus, os milagres começam a acontecer (I João 5:14 e 15).
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”.

† Creia que Deus reavivou tua esperança, e isso que você está sentindo queimando dentro de você e a obra de Jesus e que Satanás foi envergonhado e derrotado.

† Ao Profetizar você chama a existência às coisas que não são, como se já existissem. aleluia!!!

EZ.37:4 “Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR”.
† Diga agora: “Problema OUÇA a Palavra do Senhor”.
EZ.37:9 “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÀ: Vem dos quatro ventos , ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.
† Quando profetizamos o espirito de vida que provem de Deus sopra vida sobre o que está morto.
EZ. 37: 10 “E profetizei como Ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo”. Este espírito é mesmo de Gênesis!

†Quando você profetiza sobre alguém morto espiritualmente e ele recebe com fé a palavra profética, o Espírito Santo traz de novo a vida.

EZ. 37: 7 “Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso”.
† Você profetiza sobre o que está desunido e Deus unirá.

† Aquilo que está separado se ajuntará novamente; as coisas que estavam em desordem na sua vida voltarão ao lugar. estou ouvindo um grande reboliço, aleluia!!!

EZ. 37: 6 “E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR”.
† Profetizar para que haja crescimento (fé, maturidade); o vale, (a vida) ESTÉRIL se tornará fértil e haverá crescimento.

OS. 2:15 “E lhe darei as suas vinhas dali e o Vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito”.
† Deus vai te tirar do vale da dificuldade (ossos secos); hoje Ele abre uma porta profética de benção e esperança. (vale de Acor significa “dificuldades - problemas”)

† tenha isso sempre em mente: “o milagre acontece depois da palavra profética".

† “a palavra profética é firmada e estabelecida pela fé”;

† “você é a sede da profecia de Deus!”

† RECEBA AGORA O SOPRO DE DEUS SOBRE A TUA VIDA!

† receba uma nova vida e um novo tempo de vida!