segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Espírito Santo e a Restauração do Reino de Deus

Introdução:
Restaurar: è trazer de volta a forma antiga – reaver – reconquistar – revigorar – reavivar – remodelar - trazer de volta novo animo – trazer de volta um padrão perdido – etc.

Atos 3:19 a 21 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”

A orientação e ordem de Jesus aos seus primeiros discípulos nas suas primeiras, e por tanto, principais tarefas, constituíam-se em ir e pregar a mensagem de restauração e implantação do reino de Deus .
Vemos que o propósito de Jesus Cristo sempre foi cumprir a vontade de Deus Pai. Quando Deus levanta João Batista anunciando a chegada de Jesus Cristo, era esta a sua mensagem aos judeus e outros que o ouviam.
MATEUS 3 mostra-nos o conteúdo e o propósito da pregação de João Batista – referindo-se as profecias a respeito do Reino: Vers. 1 a 3 “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque “é chegado o reino dos céus”. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.”

Vemos na narrativa dos evangelhos que os reinos da terra, a serem tomados pela igreja por ordem do Senhor e no mover do Espírito Santo, são declarados como pertencentes ao inimigo. Mat. 4:8 “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.”

Então, após este episódio, já no início do ministério de Jesus Ele demonstra o seu propósito e prega esta mensagem.
Mat 4:17 diz que: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o [Reino dos Céus].”

Jesus, Quando já no inicio de seu ministério, desfazendo as obras do inimigo e operando maravilhas, ministrava ensinando, sobre tudo, o Evangelho do Reino: (Mat.9:35) “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o [evangelho do reino], e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

Os discípulos, depois de chamados, viveram com Jesus que os ensinou e depois os enviou dando a seguinte orientação: (Mat.10:7) “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o [reino dos céus].”

Pregar a mensagem do Reino, ou anunciar a chegada do Reino, não significa que agora estava sendo trazido para a terra um lugar ou que Deus estaria construindo um palácio em uma nação onde Ele habitaria com todos os seus súditos.

Tratava-se da anunciação de que começava naquele momento o ponto vital na história da humanidade o Tempo da Redenção, o cumprimento de tudo aquilo que é o reino de Deus .

Agora pela obra de Jesus Cristo no calvário a ressurreição e a unção do Espírito Santo nos seus discípulos, e a (Igreja de Jesus), Deus estava iniciando a geração e formação um povo especial, um exercito de servos e filhos. E assim, manifesta-se novamente a gloriosa presença viva de Deus ente os homens pela pessoa de Jesus.

Jesus estende agora o convite, e todos os seus discípulos continuam por toda a terra e tempos a anunciar e convidar, a toda humanidade para aceitar ou rejeitar o senhorio de Deus em suas vidas; para saírem ou continuarem debaixo da reinado, servidão e da escravatura de satanás e a opressão do mundo. Até a futura consumação final, quando o Reino de Deus será estabelecido sobre a terra:

(Apoc. 20:4 a 6) “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”

Para isso é extremamente necessário observar que a mensagem da chegada do Reino de Deus desde o seu inicio, vem com uma exortação tanto de João Batista como de Jesus: Arrependei-vos, porque é chegado o [reino dos céus].

Por isso afirmamos que a Missão da Igreja sempre foi e será, segundo a vontade de Deus, anunciar O Reino de nosso Senhor Jesus, levar pelo ensino e a prática da Palavra de Deus, todo homem e o homem todo, à restauração de sua alma e de seu espírito de uma forma integral entendendo também que a transformação do homem só se dará na medida em que este desenvolver em sua vida, por sua própria decisão e busca, viver segundo este Evangelho do Reino na sua plenitude.

Nenhum comentário: