sexta-feira, 9 de março de 2012


SER OU NÃO SER DISCÍPULO!
E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão? E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos. Então mandou à multidão que se assentasse no chão, e, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão. E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços… Mateus 15:32-37
CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA DISCÍPULA
O que significa ser um discípulo?... É aquele que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. Pessoa que adota uma doutrina e disciplina. O que segue as idéias ou imita os exemplos de seu instrutor ou mestre! 
Discipulado no conceito do Evangelho de Jesus, não é um cursinho por uns meses ou período de estudos em um curso para um cargo ou profissão. Assim como ser discípulo não é ter um titulo, nomenclatura, autorização, qualificação ou credencial que se recebe para exercer um trabalho ou um cargo especifico na igreja de Jesus.
MUITOS SE DIZEM CRENTES,  MAS DISCÍPULOS?!
Ser um discípulo de Jesus tem implicações e aplicações muito mais profundas. Mateus 10: 24 e 25 - Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. - Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor,...
O DISCÍPULO É PREPARADO PARA SER COMO SEU MESTRE, NEM MAIS NEM MENOS!
A igreja é chamada para viver uma vida discipular profundamente comprometida com o seu Mestre! João 8:31 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
Viver Igreja e ser Igreja é viver o verdadeiro discipulado em todas as suas mais profundas implicações! Lucas 14:26 a 34 - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. - E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 28 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29 - Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30 - Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Parece que Jesus está falando algo confuso, ou parece que falta alguma frase aqui, o assunto muda???!!! Não Ele esta falando para pensar muito bem antes de fazer uma decisão em segui-LO, pensar para não desistir e voltar atrás...
Qual o verdadeiro motivo? Porque me tornei um cristão? Sou um Cristão discípulo ou um admirador? Sou parte desse corpo seguindo e servindo meu mestre Jesus ou sou apenas um receptor dos favores de Deus,... Estou aqui nesta igreja esperando bênçãos e milagres porque onde estava antes a fonte secou?
VOCÊ É GENTE NOSSA, DA CASA, MAS POR FAVOR, SEJA SINCERO!!!!!
O QUE ENTÃO É SER IGREJA DISCÍPULA DE JESUS?
Vemos através do Ministério de Jesus, observando a narrativa da segunda multiplicação dos pães e peixes,... Como se observa e manifesta uma vida discipulada na Igreja de Cristo! Mat. 15: 32 a 37
vs 32ª: A IGREJA DISCÍPULA É FORMADA POR UM POVO CHEIO DE COMPAIXÃO!
A exemplo:Jesus diz: tenho compaixão da multidão
Compadecer é "sofrer com"... é misericórdia, envolver-se com sentimento na dor do outro! AMAR O PRÓXIMO!!!
A Igreja discípula é compassiva, e através da encarnação do evangelho de Cristo em sua alma, recebe um novo coração compassivo e amoroso que se enche todo dia de misericórdia pela vida do semelhante, independente de qualquer situação ou diferença que haja entre ambos!
vs 32b: A IGREJA DISCÍPULA PREOCUPA-SE COM OS OUTROS E BUSCA SUPRIR SUAS NECESSIDADES!
Jesus chama seus discípulos e diz: Tenho compaixão da multidão, estão comigo há três dias, e não tem o que comer; e não vou despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. Mateus 15:32
Jesus não despede a multidão em jejum, cheios de palavras e promessas,... Ele supre a necessidade de sobrevivência! Hoje muitos querem ser mestres em ensinar, mas não praticam o amor ao próximo e se faz, fazem por obrigação, não por amor, como que pagando uma promessa ou divida para com Deus!
Ser discípulo é possuir o espírito filantrópico que havia em Jesus!
IGREJA DISCÍPULA VÊ COMO JESUS VÊ: (ELES ESTÃO JÁ HÁ DIAS SEM COMER...),
IGREJA DISCÍPULA ASSISTE NAS NECESSIDADES SEM RESERVAS: (QUANTOS PÃES E PEIXES VCS TEM, DISTRIBUA TUDO A TODOS) E,
IGREJA DISCÍPULA SÓ DESPEDE O PRÓXIMO QUANDO ESSE FOI PLENAMENTE ABENÇOADO EM SUAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E NATURAIS E AINDA COM SOBRAS!
MUITAS PESSOAS ESTÃO MORRENDO DE FOME. APENAS ALGUMAS PESSOAS RECEBEM NOSSAS PALAVRAS E FAVORES,... QUANDO NA VERDADE, ALEM DE TUDO ISSO, AINDA TEMOS PARA OFERECER O VERDADEIRO AMOR!
Quer na família, na Igreja, ou em outro e qualquer lugar, individualmente ou coletivamente, O DISCIPULO DE JESUS sempre estará atendendo necessidades gritantes! Então é nosso dever nos preocupar e amparar todas as pessoas a quem Deus nos aproximar com o evangelho e o pão de cada dia!
Neste evento da segunda multiplicação, Jesus ensina seus discípulos e doutrina sua Igreja a produzir atitudes nobres e bom testemunho que demonstram o amor de Deus implantado no coração de seus discípulos!
vs 34: O DISCÍPULO DE JESUS É RECONHECIDO POR TER UM CORAÇÃO LIBERAL!
E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos… Jesus tomou tudo e: - a ordem foi: “DISTRIBUA TUDO!”
MAS SENHOR, E EU?  E A MINHA CASA? A MINHA FAMÍLIA, VAMOS FICAR SEM?
O discípulo de Jesus é liberal. A pessoa liberal da o que tem guardado para sí! Sem reservas, sem temor!
Igreja liberal, no sentido coletivo ou singular é igreja que demonstra generosidade. Dadivosidade!
Aqueles seguidores fiéis, (chamados discípulos) foram desafiados por Jesus a entregar o que tinham nas mãos “dAquele” que tem poder para multiplicar milhares de vezes toda “Dadivosidade” “Liberalidade
Os discípulos entregaram o que tinham a Jesus,... Não foram eles que administraram o que tinham para ofertar,... Apenas entregaram confiantes tudo que tinham nas mãos DAQUELE que pode todas as coisas e tem poder para transformar o pouco que tenho para mim em muito e mais do que suficiente e com sobra ainda para a próxima!!!
 vs 36: SER DISCÍPULO É SER A PRÓPRIA EXTENSÃO DO MESTRE!
 …deu aos discípulos, e os discípulos distribuíram para a multidão.
O discípulo realiza o ministério em favor aos outros, e as necessidades destes, e não para si mesmo.
Ministério com frutos, não paralisante, inerte, egoísta, individualista, ou seja; um crente que paralisa o que recebe ou retêm para si mesmo eliminando qualquer possibilidade de dar continuidade e deixar fluir. Jesus nos chama para realizar as obras que Ele fez, e ainda maior do que Ele fez. Diz que recebemos de graça, de graça temos que dar ao próximo,... Fazendo isso ao próximo estaremos fazendo à Deus!!!
Preste atenção! O texto relata que eles receberam das mãos de Jesus os pães e peixes que eles mesmos tinham colocado nas mãos de Jesus.
Jesus devolve a eles que estenderam, ampliaram o milagre. Só pararam quando a ultima pessoa foi servida da bênção. Depois de servir todos também participaram da benção, mas o milagre de provisão e multiplicação não parou ai, sobrou para eles muito mais do que contribuirão.
Dar continuidade no que Jesus começou,... Ele e seus discípulos e apóstolos. Pensar nesse privilégio e no propósito toca fundo em minha alma. Trás uma satisfação tremenda saber que fui escolhido. E você, como se sente ao ser lembrado disso?!
Habacuque 3:2 revela uma oração que não pode sair dos nossos lábios: “aviva senhor a tua obra no meio dos anos,...” Orar declarando sobre si mesmo a afirmação profética de Jesus quando diz que nós faríamos coisas maiores do que ele fez,...: “eu vou fazer Senhor segundo a tua palavra coisas maiores ainda,...”
COMO DISCÍPULOS PODEMOS REALIZAR OS SINAIS E OS MILAGRES QUE JESUS FEZ E DISSE QUE FARÍAMOS PELO SEU PODER. PODER QUE ELE RECEBEU DO PAI.
POR ISSO, PELO MESMO ESPÍRITO, SOMOS EXORTADOS A LUTAR CONTRA A TENDÊNCIA QUE TEMOS DE DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO,...
Lucas 4:18 e 19 Jesus falando sobre ele mesmo diz: - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
LOGO MAIS A FRENTE, AGORA FALANDO AOS SEUS DISCÍPULOS SOBRE UMA UNÇÃO QUE CHEGA ATÉ TODOS NÓS E VAI A FRENTE E SE ESTENDE AOS DISCÍPULOS QUE FORMAREMOS ELE DIZ:
João 20:21 E 22 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. - E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Lucas 9:1 - E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Marcos 16:17 E 18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Outro texto em João 2 narra os acontecido em um casamento em Caná da Galiléia,... Jesus realiza um milagre de transformação total da natureza de um elemento,... Os empregados da casa foram exortados a fazer tudo e não apenas parte,... Não parar,... Fazer apenas algo e deixar o resto para quem quiser,...
A benção descrita aqui, mostra nas entrelinhas, a maravilhosa oportunidade de poder participar do milagre que Jesus vai realizar e ser um co-autor.
Os que estavam servindo participaram trazendo água, elemento simples, e levando o milagre, um vinho novo da melhor qualidade,... O que vc traz para Jesus, como oferta de vida torna-se semente de poder, transforma-se em elemento de qualidade abençoador.

PERCEBAM: POR DUAS VEZES SEGUIDAS, No texto lido, Mat. 15: 32 a 37 e também em Mat. 14:13 a 21, os discípulos participam do milagre entregando o que tinham nas mãos, o que tinham para eles, entregaram nas mãos poderosas de Jesus e recebendo de volta, tinham o milagre em suas mãos e repartiram com todos, entregam e alimentam a multidão,...
Nas duas referencias a estes milagres, cerca de 9 mil homens fora mulheres e crianças, foram alimentados pelos discípulos. Nos dois momentos Jesus usa o que os homens tinham em suas mãos,...
O que aprendemos aqui?
PARA OS MILAGRES ACONTECEREM JESUS SÓ PRECISA DO SEU PODER, MAS ELE CHAMA SEUS DISCÍPULOS E USA O QUE ELES TÊM, AINDA QUE TENHAM SÓ UM POUCO, OU MUITO POUCO, MAS SE O QUE TEMOS É DEPOSITADO EM SUAS MÃOS, EM FAVOR DO PRÓXIMO, (FÉ E AMOR), JESUS USA O POUCO COMO FRUTOS QUE IRÃO SE MULTIPLICAR EM MILAGRES,...
FRUTOS E SEMENTES QUE SE MULTIPLICAM NA VIDA DOS DISCÍPULOS E ALIMENTAM A MULTIDÃO SEMPRE QUE HOUVER NECESSITADOS,... PORQUE, JESUS NOS CHAMOU E CAPACITOU PARA FAREMOS OBRAS MAIORES DO QUE ELE FEZ...!!!
Todo discípulo de Jesus tem na alma aquele rio de águas vivas que jorra do trono de Deus! Todo discípulo, porque ter dessa água que transborda, é uma fonte de água a jorrar sobre o sedento!
Tenho que crer e dar crédito a essa palavra, pois não é palavra e afirmação de homem, mas sim da boca do próprio Deus!
Por onde o rio passar levará vida, cura, prosperidade, a terra será restaurada e frutos serão colhidos em todas as estações.
Não somos deuses! Mas somos a seu corpo – sua extensão na terra – Sua manifestação – agentes do seu grande amor – ...
QUANDO VOCÊ LEMBRA OU É LEMBRADO DESSE FATO, DESSA VERDADE À SEU RESPEITO, O QUE ISSO TRÁS AO SEU CORAÇÃO? MEXE COM TEU INTIMO? TE ALEGRA? EMOCIONA?
ISSO É SER DISCÍPULO! IGREJA DISCÍPULA GERANDO FILHOS COM O MESMO CARÁTER!
O QUE VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS??? NADA? OLHE DE NOVO, SUAS MÃOS NÃO ESTÃO VAZIAS!
Você é mais um na multidão, veio pra receber ou já é discípulo em serviço ao Senhor Jesus e à sua obra?
Você é um discípulo que, sempre como todos os filhos de Deus, terão suas necessidades supridas, mas hoje, o que recebe das mãos de Jesus sempre será colocado a disposição da multidão.
ENTREGA TUDO E TODA TUA VIDA NAS MÃOS DE JESUS, DEIXE AS BÊNÇÃOS SE MULTIPLICAR, SEJA ÚTIL!!!!
Igreja discípula recebe e entrega, abençoa o próximo, recebe de volta com sobras, não retém nada para si, e torna-se extensão do seu mestre na prática do amor!
JOÃO 13:31 A 35

O QUE VOCÊ TEM SUAS MÃOS?

Às vezes ficamos tão focados em nosso problema que negligenciamos a coisa que poderia nos trazer o livramento. Em Êxodo, capítulo 3, quando Deus chamou Moisés para libertar os filhos do Egito, das mãos do Faraó, Moisés não estava convencido de que o Faraó iria ouvi-lo, então Deus perguntou a Moisés: "O que é isso em sua mão?" (Êxodo 4:2). Moisés respondeu: "Uma vara". Deus disse a Moisés para jogá-la no chão, e ela se transformou em uma serpente. Quando ele a pegou pelo rabo, tornou-se uma vara novamente. Deus escolheu usar algo tão comum como um cajado de pastor para demonstrar Seu o poder e libertar seu povo dos 400 anos de escravidão!
2 Reis 4:1-7 nos dá outro exemplo de como Deus pode usar o que temos para trazer a resposta a necessidade do próximo que nos é apresentada e, passa a ser também, nosso problema.
 A viúva veio ao profeta Eliseu chorando porque seu marido tinha morrido e agora os credores iriam tomar a casa dela e fazer escravos dela e de seus filhos. Eliseu perguntou: "O que posso fazer para ajudá-la?" E então ele acrescentou: "O que você tem em casa?" A viúva respondeu: "Nada, exceto um jarro de óleo".
Os versículos 3 a 7 nos diz o que aconteceu:
“Então, disse Elizeu a viúva: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.  Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. 
Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.  Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.  Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto”.
Mais uma vez, Deus usou algo tão comum como um pote de óleo para libertar esta mulher e sua família!
Talvez Deus o chamou para fazer algo grande e como Moisés, você se sente desqualificado. Mas a pergunta para você hoje, "O que você tem nas mãos?" O que Deus já te forneceu que você pode ter esquecido, porque ser tão óbvio?
Talvez você possa se identificar com o profeta de Deus, usado para realizar o milagre, ou com a viúva que estava prestes a perder sua casa por causa de uma dívida que não podia pagar. Mas! A pergunta para você Agora é: "O QUE VOCÊ TEM EM SUA CASA?"
O milagre e a libertação das pessoas, ou quem sabe até mesmo a sua, poderá vir de algo tão comum como um pote de óleo. Não esqueça o óbvio!
Talvez você possa se identificar com o menino que veio ouvir Jesus, sem saber que Jesus usaria algo tão simples como o seu lanche para realizar um milagre e alimentar milhares de pessoas. Deus está nos pedindo para trazer o que temos para oferecer a ele. Ele vai pegar o que temos, embora pareça pequeno, vai abençoá-lo, parti-lo e alimentar milhares com ele!
Observe que Deus usou pessoas simples e elementos simples. Usou os momentos e situações de dificuldade para realizar milagres e abençoar. Deus trata da mulher, mãe de família em situação de pobreza, derrotada, onde parecia que só a morte era a saída e solução,... Usou um menino, simples inocente, despreparado, que tinha nas mãos um bocado de pão para uma única refeição,... Deus usou uma vara, que servia de apoio, talvez proteção quem sabe, mas um pedaço de galho sem valor e um homem como nós, que tinha fé e acreditava no milagre à ser realizado.
Deus formou o mundo do nada, exceto por Sua Palavra. Ele "falou" e o mundo veio à existência. Ele certamente quer e vai usar você e o que você tem; algo que parece tão comum que você pode nunca ter considerado antes, e usá-lo para trazer a resposta a sua vida e para aqueles que estão orando nesse momento e, quem sabe, estão orando por tanto tempo!
Talvez Deus está colocando a resposta diante de seus olhos agora! Peça a Ele que abra seus olhos para que você possa ver o que Ele vê e da forma como Ele vê.
O que você tem em suas mãos? O que você tem em sua casa, ou em seu circulo de influência que possa estar sendo ignorado todo esse tempo?
Nunca se esqueça amada igreja,... Você é uma igreja discípula formando discípulos que não são apenas filhos na multidão, mas verdadeiros servos!
Ofereça sempre, tua vida e todas as coisas para Deus, e mesmo que isso não possa parecer muito, "O pouco com Deus se torna muito" quando é colocado nas mãos de Jesus Cristo, o Mestre em Milagres.